CURSO DESENHO DE RETRATOS A GRAFITE



Angelina Jolie desenho a carvão passo a passo

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por letras e números para especificar as suas qualidades diante do trabalho que se pretende fazer. Eu costumo utilizar lápis da linha da staedtler, evidentemente depois de já ter passado por diversas marcas e modelos. Nessa marca temos as graduações da serie H, que são: 8H ,7H, 6H, 5H , 4H, 3H, 2H, H, HB e F a medida que aumenta o numero, aumenta a dureza do grafite, ou seja, o lápis torna-se mais duro, não sendo possível explorar tonalidades escuras sem danificar o papel, devido a dureza do grafite. Depois temos a serie macia a B, que são: 2B, 3B, 4B, 5B, 6B, 7B, 8B, essa serie, quanto mais aumenta o numero, mais torna o grafite macio, ou seja, mais escuro. As sombras criadas com mais intensidade é o resultado do composto de mais grafite e menos goma. Portanto a serie B é ideal para trabalhar as sombras, só que tem uma pequena desvantagem, como é muito macia e mole, penetra com mais facilidade no papel causando depois manchas quando torna-se… 08 necessário apagar algum traço que não ficou bem, derivada a capacidade de “Pintar” que os lápis da serie B possui. Portanto você deve ter cuidado ao trabalhar com um lápis muito macio, não deve carregar muito, caso contrario terá problemas ao tentar remover a mancha, a não ser que tenha certeza do que está fazendo. .           Lápis de Desenho          

Eu particularmente já trabalhei com todas essas variedades, tentando buscar um melhor resultado. Depois de muitas pesquisas, cheguei a conclusão de que a mistura de lápis pode vir a trazer resultados não tão bons, pelo facto de haver diferença no material utilizado para a fabricação do mesmo, que seja a qualidade do grafite ou da goma utilizada na mistura, e a temperatura. Ao efetuar a mistura de lápis pode se criar efeitos desagradáveis no desenho. Portanto passei a utilizar apenas um lápis, do inicio ao fim do trabalho. Sou da opinião que trabalhando sempre com o mesmo material passamos a conhece-lo melhor e podemos manipula-lo com mais confiança e domínio, porque aprendemos todo o seu comportamento durante o desenho. Não quero insinuar que todos os materiais são iguais,mais defendo firmemente a tese de que quando se domina um material, é possível desenhar até com uma pedra, e criar trabalhos fantásticos.

Desenho criança a lápis grafite

Desenho criança a lápis grafite

     Crianças            

Portanto ao invés de andar se aventurando em matérias diversos, buscando encontrar um lápis mágico ou um papel fabuloso, se dedique a encontrar matérias já com fama no mercado e depois de já tê-los eleito como futuros companheiros de trabalho, procure conhece-lo profundamente, tornando-se companheiros inseparáveis. Utilizo sempre o 6B, no inicio ao fim do trabalho.  

             

No esboço procurar segurar na ponta do lápis para que o toque sobre a folha seja bastante suave, procure fazer o esboço como se estivesse fazendo carinho no papel. Evidentemente que cada fase do desenho tem a sua forma de aplicar o grafite, a 1ª fase será assim, suavemente. Mais a frente explicarei melhor cada fase.       Borrachas     Com relação a borracha, essa deve ser suave, macia e branca.Há uma variedade de borrachas com essas característica, mais deve ficar atento a determinadas borrachas que ao procurar apagar, ela acaba criando manchas desagradáveis principalmente quando o ambiente esta úmido ou muito quente. Os materiais tem uma forte relação com a temperatura, o lápis no verão quando trabalhamos com a serie B, tem a tendência derivado ao calor, de intensificar as sombras potenciado a sua qualidade de criar e “sujar”. O papel também é muito influenciado pela temperatura. Aprenda a sentir o material e as sua variações,     aprenda a    conhece-los.

       

PAPEIS            

Há muitas marcas que o mercado oferece, esses também tem uma variedade de texturas e comportamentos. Há papeis com mais texturas as quais oferecem uma infinidade de efeitos quando aplicamos o lápis,manchas largas e grossas, sem muita definição quando se trata de papeis muito texturados e quando são lisos oferecem melhores possibilidade de traços minuciosos e bem definidos. Portanto para desenhar rostos com mais suavidade e manchas em variados tons, aconselho um papel não totalmente liso, mais ligeiramente texturado. Para fazer a ponta do lápis sugiro que utilize um X-ato. Entendo que a pessoas que não conseguem fazer a ponta de um lápis desse modo, não acham muito prático, acreditam que uma lapiseira ou apontador faria o trabalho com mais perfeição, mais não é verdade.

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O facto de usar o X-ato da possibilidade de fazer uma ponta comprida e fina a qual facilitará na hora de fazer sombra,já que para faze-las com qualidade devem usas a parte lateral do grafite, caso a ponta não seja muito comprida não possibilitará uma mancha muito larga e uniforme. Portanto ao efetuar a ponta com o X-ato, faça uma ponta comprida e assim possibilitará efetuar manchas largas e uniforme. sem haver o contacto da madeira do lápis com o papel, que iria resultar em manchas e riscos desnecessários.     Esboços   Há séculos que os artistas utilizam diversas técnicas para elaborar os seus esboços.São conhecidos os quadradinhos sobre a foto que pretendemos desenhar, técnica essa que geralmente aprendemos quando criança na escolinha.  Os franceses chegaram a criar a séculos atrás, uma espécie de projetor a qual lançava para uma tela a imagem que pretendia desenhar, técnica essa que até hoje é utilizada por muitos artistas com o intuito de facilitar o desenho, com a diferença que hoje em dia a tecnologia disponibiliza projetores portáteis que reproduzem imagens com perfeita qualidade os quais vem a facilitar o esboço a muitos artistas que encontram dificuldade em faze-lo de forma natural. A tecnologia já chegou a um ponto em que já se comercializam telemóveis que funcionam como projetores. Há alguns anos atrás estive trabalhando em Ibisa “Espanha” e conheci um artista ucraniano que fazia retratos, e durante a estadia reparei que ele para onde ia, tinha que carregar uma enorme mala, que mais tarde acabei por descobrir que se tratava de um projetor de imagens.  Não sou de forma nenhuma contra a utilização de técnicas para facilitar o trabalho, já como havia dito antes, essa é uma prática que já vem desde a idade média. Grandes pintores como, Miguelangelo, Da Vince, Rubens, utilizavam técnicas de desenho quando trabalhavam com estilos clássicos realistas. Mais neste curso pretendo através da técnica de desenvolver o lado criativo do cérebro “O lado direito” fazer que o caro aluno(a) venha efetuar os seu desenhos sem ter que optar por essas técnicas.        Existem também um equipamento para desenhar, utilizado muito pelos arquitetos, chamado “Pantografo” um instrumento que consiste em uma armação de madeira articulável, que carrega em uma ponta um lápis e na outra um cursor, o qual você vai repassar sobre o retrato ou imagem que pretende desenhar automaticamente esses movimentos são imitados pelo pantógrafos em uma escala maior o qual vai efetuando o desenho.  

PROJETORES FOTOGRÁFICOS  .                                                          Caixa de Luz               

Uma das técnicas muito utilizadas para a realização do esboço base. Consiste na obtenção de uma placa acrílica transparente na qual você deverá colocar uma cópia do retrato que deseja desenhar de preferência feita em uma folha A3 e por cima da foto a folha de desenho. Após esse procedimento providenciar uma lâmpada forte, você pode usar um abajur e colocar por baixo da placa, o que ocorrerá é que será possível visualizar toda a fotografia que se encontra por baixo da folha de desenho facilitando assim a cópia da mesma.

 

Também são utilizados papeis químicos que se coloca sobre a fotografia fotocopiada e ampliada, e ao copiar por cima do papel químico, o desenho aparece por baixo. Essa técnica do papel químico ao meu ver não é tão eficaz, pelo facto do produto químico existente nesses papeis, criarem uma linha da qual afeta o papel, dificultando o processo de recuperação, ou seja, no caso de haver um erro no desenho, ao utilizar a borracha o material do papel químico acaba por criar manchas, e no processo do uso do esfuminho, vem piorar mais ainda a situação.  Mais no decorrer da prática do desenho e com a técnica de utilização do lado criativo do cérebro… a tendência será o abandono total dessas técnicas, facto de que com o passar do tempo você acaba por desenvolver o seu método de visualização aprendendo de forma natural a copiar, simplesmente olhando para fotografia.  Neste curso ensinarei como fazer para desenvolver essas capacidades. Há métodos eficazes para melhorar a visualização, uma forma de fazer com que aparte criativa se manifeste durante o desenho. do seu cérebro desenvolvas-se.  Parte essa que se encontra do lado direito de acordo com pesquisas médicas. A Partir do momento em que você procurar utiliza-la e venha permitir a sua manifestação durante a execução de um trabalho, facilitará imenso o resultado sobre o desenho.

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Retrato a pastel seco Brad Pit

 

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Lula sa Silva a lápis carvão

Lula da Silva a lápis carvão

Dilma Rousseff pintura com aquarela

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